Porto Design Biennale Pesquisar
Porto Design Biennale
Porto Design Biennale

Alter-Realidades: Desenhar o Presente

Alter-Realidades: Desenhar o Presente

Refletir sobre diferentes formas de viver, questionar o conceito de cuidado, trabalhar matérias vivas e imaginar sociedades de mudança. Estas foram as premissas que marcaram os 54 dias da Porto Design Biennale 2021.

15 Sep 2021

Edição PDB21

O tema Alter-Realidades: Desenhar o Presente, proposto pelo curador-geral Alastair Fuad-Luke, concretizou-se numa série de exposições, workshops, instalações e conversas que levaram mais de 8.600 visitantes às cidades de Porto e Matosinhos, e online, onde o colóquio Perspetivas Periféricas, o podcast Vozes do Atelier e os diálogos Wild Talks somaram cerca de 12,800 visualizações. França, país convidado da segunda edição da Porto Design Biennale, teve um programa dedicado desenvolvido pelos curadores Caroline Naphegy e Sam Baron em parceria com o Institut français du Portugal e a Embaixada de França em Portugal.

Eixo principal da curadoria de Alastair Fuad-Luke, o Museu da Matéria Viva chamou a atenção para todos os seres vivos - através de uma exposição e três workshops – procurando encorajar cidadãos e designers para a construção de relações alternativas para o futuro. A exposição recorreu ainda a memórias culturais e a experiências materiais para reativar e construir um Arquivo de Matéria Viva em parceria com designers, especialistas e cidadãos locais. O arquivo viajou posteriormente até Ferrol, representando a primeira iteração do Arquivo em Espanha.

O circuito programático da bienal ficou ainda marcado pela exposição Cuidar Selvagem que ocupou o Museu da Cidade, Palacete Viscondes de Balsemão, Triplex Porto com uma coleção de histórias de amor, correspondência e compromisso com curadoria de Ana Jara e Alberto Altés. Já na estação de metro Campo 24 de Agosto, no Porto, foi possível ver a instalação Guetos Liminares de Carlo Ratti Associatti, em parceria com o MIT Senseable City Labs, sobre as “linhas de falha” invisíveis da cidade.

Do programa principal, às oito atividades satélite e quatro constelações desta edição, o design social marcou o evento com iniciativas que construíram bases para um presente alternativo pontuado pela ideia de cuidado, regeneração e mudança. Destacamos, a título de exemplo, o trabalho do programa Habitar 424 que, conduzido pelo Assemble Studio e pelos El Warcha, foi desenvolvido para e pela comunidade sem-abrigo do Porto com o objetivo de proporcionar recursos comunitários crescentes para o futuro.

A Porto Design Biennale é promovida pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos e organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte, um reflexo do crescente interesse na disciplina do design.

A próxima edição da Porto Design Biennale terá lugar em 2023.

Partilhar email facebook twitter
Ler mais notícias

Post Millenium Tension

A 1ª edição da Porto Design Biennale mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, num vasto programa que integrou exposições, workshops, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos.

19 Dec 2019

Edição PDB19